Representa um aumento de 18,5% face a período homólogo de 2016.
É um número recorde: no primeiro semestre de 2017, o Aeroporto do Porto teve mais de cinco milhões de passageiros em voos comerciais, o que representa um aumento de 18,5% face a período homólogo de 2016. Perspetiva-se, assim, que até ao final do ano seja quebrada a marca de 10 milhões.
O aeroporto registou, de janeiro a junho, 40.412 voos comerciais. Neste crescimento, a Ryanair é a companhia aérea que assume maior protagonismo (1,937 milhões de passageiros, ou seja, mais 17,4%), seguida da TAP (900 mil). Surgem depois a Transavia France e a easyJet.
Os números refletem a procura do Porto, um destino com crescente visibilidade ao nível global. Para se ter uma ideia da dinâmica da cidade – enquanto polo de turismo mas também, e cada vez mais, de negócios -, 2014 fechou com 6.900.000 passageiros. Nos anos seguintes passou-se para os oito milhões, em 2015, e os 9,300 milhões, em 2016.
Este ano, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro captou a atenção de mais companhias. KLM e Air France, mas também a britânica Monarch ou, mais recentemente, a Royal Air Maroc estrearam ou retomaram rotas.
Recorde-se que em março a ANA anunciou a expansão do Aeroporto. Dias antes, a necessidade desse investimento fora reclamada pelo presidente da Câmara do Porto. A estrutura foi considerada, nesse mesmo mês, a Melhor da Europa pelo Airports Council International. Já em abril, um estudo internacional da DECO colocava o Aeroporto do Porto não só como o melhor da Europa, mas também como o terceiro melhor do mundo.